domingo, 16 de dezembro de 2007

Se você sonha com nuvens


Não acredito que passei tanto tempo sem conhecer o Leonilson. Já havia reparado em uma ou outra coisa, mas foi meu professor, Danilo Vila, no ano passado, quem o apresentou de forma grandiosa para mim. Foi tão lindo ouvir o Danilo falando sobre as obra de Leonilson que até me lembro das análises. Lembro que vimos um vestido branco, e que observamos a poesia da barra dele. Eu acho que nunca esquecerei essa obra. Trata-se de um vestido de voile, costurado de modo quase geométrico, muito simplesmente, e com um barrado bordado dizendo o mesmo título da obra: O que você desejar, o que quiser, eu estou aqui, pronto para servi-lo. Meu Deus, isso é da Idade Média! Mas como negar que é das coisas mais lindas do mundo. Porque não é submissão. É entrega... e é tão lindo entregar-se a alguém.
Logo depois do curso do Prof. Danilo fui a São Paulo e encontrei o livro Leonilson: São tantas verdades. Vi num sebo, entrei por acaso, numa certa pressa, perto da Av. Paulista. E, de repente, olhando todas aqueles montes de picassos, davincis, vi o Leonilson. Fiquei mais comovido do que se tivesse comprado numa loja de livros novos. Fui pra casa lendo...apaixonei-me, mais. Depois, também comprei o livro de desenhos, que foram publicados na Folha de São paulo, num sebo de Londrina. Ele é incrível.
Na obra que estou mostrando acima, vemos o símbolo cristão, a dor da separação (a frase escrita na vertical diz: a distância entre duas cidades) e a leveza e a pureza do branco e do bordado: Se você sonha com nuvens. Inacreditável como um símbolo, tão comum entre nós e com uma referência tão forte, pode ser ressignificado, dentro da essência da dor e do sofrimento, e ser tão doce ao mesmo tempo. Agora, lembrando também daquela saia, penso no quanto sentido essas obras fazem para mim. Nos rios que se abrem diante de sua sutil forma de dizer: eu-te-amo-e-estou-disposto-a-ficar-ao-seu-lado-para-sempre-haja-o-que-houver-contrarie-quem-for-só-basta-você-querer.
* Imagem : Se você sonha com nuvens. Leonilson, 1991

Nenhum comentário: